top of page
bcomiftrabidor

scptoolkit



Como usar o ScpToolkit para conectar seus controladores Sony ao Windows PC




Se você tiver um controlador Sony DualShock 3 ou 4 e quiser usá-lo em seu PC com Windows, poderá encontrar alguns problemas de compatibilidade. O Windows não oferece suporte nativo a esses controladores, portanto, você precisa de um software de terceiros para fazê-los funcionar. Uma das soluções mais populares e confiáveis é o ScpToolkit, um driver Windows gratuito e wrapper XInput para controladores Sony. Neste artigo, mostraremos como usar o ScpToolkit para conectar seus controladores Sony ao seu PC com Windows via USB ou Bluetooth e como personalizar as configurações do controlador com o ScpToolkit.




scptoolkit




O que é o ScpToolkit e por que você precisa dele




O ScpToolkit é um projeto de código aberto criado pela Nefarius Software Solutions como sucessor do SCP DS3 Service original. É um driver do Windows que permite usar os controladores Sony DualShock 3 ou 4 como controladores do Xbox 360 em seu PC. Isso significa que você pode jogar qualquer jogo compatível com os controladores do Xbox 360 com seus controladores Sony, sem qualquer configuração ou mapeamento adicional. O ScpToolkit também fornece um wrapper XInput que emula a API do controlador Xbox 360, para que você possa usar seus controladores Sony com qualquer software compatível com XInput, como Steam ou PCSX2.


Recursos e Requisitos do ScpToolkit




Algumas das principais características do ScpToolkit são:


  • Compatibilidade com controladores Sony originais e de terceiros



  • Suporte para conexões com fio (USB) e sem fio (Bluetooth)



  • Capacidade de pular slots XInput ocupados



  • Capacidade de desconectar totalmente o dispositivo de controle do Xbox 360 virtual



  • Capacidade de desabilitar eventos VBus (apenas para fins de teste)



  • Atualizador automático



  • Tratamento de erros e registro



  • Driver WinUSB personalizado e assinado



  • Gerenciador de perfil experimental



Para usar o ScpToolkit, você precisa dos seguintes requisitos:


  • Microsoft Windows Vista/7/8/8.1/10 x86 ou amd64



  • Microsoft .NET Framework 4.5



  • Pacote redistribuível do Microsoft Visual C++ 2010



  • Tempo de execução do Microsoft Visual C++ 2013



  • Tempo de execução do DirectX



  • Controlador Xbox 360 (já integrado no Windows 8.x ou superior)



  • Pelo menos um controlador Sony DualShock 3/4 compatível



  • Direitos de administrador durante a configuração do driver



Alternativas e Limitações do ScpToolkit




O ScpToolkit não é o único software que pode fazer seus controladores Sony funcionarem no Windows PC. Existem algumas alternativas que você pode tentar, como DS4Windows, InputMapper, Steam Input ou ViGEmBus. No entanto, cada uma dessas alternativas tem suas próprias vantagens e desvantagens, como compatibilidade, estabilidade, recursos ou facilidade de uso. Você pode verificar esta tabela de comparação para mais detalhes.


O ScpToolkit também possui algumas limitações das quais você deve estar ciente antes de usá-lo. Algumas dessas limitações são:


  • ScpToolkit ainda não suporta controladores PS5 DualSense



  • O ScpToolkit ainda não oferece suporte a recursos de rumble ou giroscópio em controladores DS4



  • ScpToolkit pode não funcionar bem com alguns adaptadores ou dispositivos Bluetooth



  • ScpToolkit pode interferir com outros drivers ou software que usam os mesmos dispositivos



  • ScpToolkit pode causar alguns problemas de desempenho ou estabilidade em alguns sistemas



Portanto, você deve sempre fazer backup de seu sistema e dados antes de instalar o ScpToolkit e usá-lo por sua conta e risco.


Como baixar e instalar o ScpToolkit




Agora que você sabe o que é o ScpToolkit e por que precisa dele, vamos ver como baixá-lo e instalá-lo em seu PC com Windows. O processo é bastante simples e direto, mas você precisa seguir algumas etapas com atenção para evitar erros ou problemas.


Baixando ScpToolkit do GitHub ou SourceForge




A primeira etapa é baixar a versão mais recente do ScpToolkit de seu repositório GitHub oficial ou da página SourceForge. Você pode escolher entre a versão estável ou a versão beta, dependendo de suas preferências e necessidades. A versão estável é mais testada e confiável, mas a versão beta pode ter alguns novos recursos ou correções de bugs que não estão disponíveis na versão estável.O tamanho do arquivo é de cerca de 20 MB, portanto, não deve demorar muito para fazer o download.


Depois de baixar o arquivo, você precisa extraí-lo para uma pasta de sua escolha. Você pode usar qualquer software de arquivamento de arquivos, como WinRAR ou 7-Zip, para fazer isso. Certifique-se de ter espaço suficiente em seu disco para extrair o arquivo, pois ele criará várias subpastas e arquivos dentro da pasta principal.


Instalando o ScpToolkit e suas dependências




A próxima etapa é instalar o ScpToolkit e suas dependências em seu sistema. Para fazer isso, você precisa executar o arquivo ScpToolkit Setup.exe que extraiu do arquivo baixado. Você verá uma tela de boas-vindas que o guiará pelo processo de instalação. Você precisa aceitar o contrato de licença e escolher o local de instalação do ScpToolkit. Você também pode escolher quais componentes deseja instalar, como o instalador do driver, o gerenciador de configurações, o gerenciador de perfis ou o monitor. Por padrão, todos os componentes são selecionados, mas você pode desmarcar qualquer um deles se não precisar deles.


Depois disso, você verá uma tela que solicitará a instalação de alguns pré-requisitos para o ScpToolkit, como Microsoft .NET Framework 4.5, Microsoft Visual C++ 2010 Redistributable Package, Microsoft Visual C++ 2013 Runtime, DirectX Runtime e driver do Xbox 360 Controller. Se você já tiver esses pré-requisitos instalados em seu sistema, poderá pular esta etapa. Caso contrário, você precisa clicar em cada um deles e seguir as instruções para instalá-los. Pode ser necessário reiniciar o sistema depois de instalar alguns deles.


Depois de instalar todos os pré-requisitos, você verá uma tela que solicitará que você execute o ScpToolkit Clean Wipe Utility. Esta é uma etapa opcional que removerá todas as instalações anteriores do ScpToolkit ou SCP DS3 Service do seu sistema. Isso é recomendado se você já usou algum desses softwares antes e deseja evitar conflitos ou problemas com a nova instalação do ScpToolkit.Se você nunca usou nenhum desses softwares antes, ou se tem certeza de que eles não estão presentes em seu sistema, pule esta etapa.


Executando o utilitário ScpToolkit Clean Wipe




Se você optar por executar o ScpToolkit Clean Wipe Utility, verá uma janela que listará todos os dispositivos e drivers relacionados ao ScpToolkit ou SCP DS3 Service em seu sistema. Você pode selecionar quais deseja remover marcando suas caixas. Tenha cuidado para não remover nenhum dispositivo ou driver que não esteja relacionado a esses softwares, pois isso pode causar alguns problemas em seu sistema. Você também pode fazer backup de suas configurações e perfis antes de removê-los clicando no botão Backup.


Depois de selecionar quais dispositivos e drivers você deseja remover, clique no botão Wipe e aguarde a conclusão do processo. Pode ser necessário reiniciar o sistema após esta etapa.


Como conectar seus controladores Sony via USB ou Bluetooth




Agora que você instalou o ScpToolkit e suas dependências em seu sistema, você está pronto para conectar seus controladores Sony via USB ou Bluetooth. Você pode usar qualquer um dos métodos, dependendo de sua preferência e disponibilidade de dispositivos. Ambos os métodos são fáceis e rápidos, mas possuem algumas diferenças que você deve conhecer.


Conexão via cabo USB




A maneira mais fácil de conectar seus controladores Sony é via cabo USB. Tudo o que você precisa é de um cabo micro USB padrão que possa conectar seu controlador ao seu PC. Você não precisa de nenhum hardware ou software adicional para este método.


Para conectar seu controlador via cabo USB, siga estas etapas:


  • Conecte uma extremidade do cabo micro-USB ao seu controlador e a outra extremidade ao seu PC.



  • Aguarde alguns segundos até que o Windows detecte seu controlador e instale os drivers necessários. Você deve ouvir um som e ver uma notificação de que seu dispositivo está pronto para uso.



  • Execute o instalador do driver ScpToolkit no menu Iniciar ou na pasta ScpToolkit. Você verá uma janela que mostrará todos os dispositivos compatíveis com o ScpToolkit.



  • Selecione seu controlador na lista marcando sua caixa. Você também pode selecionar vários controladores se tiver mais de um conectado. Certifique-se de selecionar o tipo de dispositivo correto (DualShock 3 ou DualShock 4) para cada controlador.



  • Clique no botão Instalar e aguarde a conclusão do processo. Você deve ver uma mensagem que diz "Serviço SCP DSx iniciado com sucesso".



  • Clique no botão Concluir e feche a janela.



Parabéns, você conectou com sucesso seu controlador via cabo USB. Agora você pode usá-lo como um controle do Xbox 360 no seu PC. Você pode testá-lo executando qualquer jogo ou software compatível com os controladores do Xbox 360 ou usando o ScpToolkit Settings Manager ou o Profile Manager para personalizar as configurações do seu controlador.


Conexão via Dongle Bluetooth




Se você deseja conectar seus controladores Sony sem fio, precisa de um dongle Bluetooth compatível com o ScpToolkit. Nem todos os dongles Bluetooth são suportados pelo ScpToolkit, então você precisa verificar a lista de compatibilidade antes de comprar ou usar um. Você também precisa saber que, depois de usar um dongle Bluetooth com o ScpToolkit, ele será dedicado apenas ao ScpToolkit e você não poderá usá-lo com outros dispositivos ou software Bluetooth.


Para conectar seu controlador via dongle Bluetooth, siga estas etapas:


  • Conecte seu dongle Bluetooth em seu PC. Aguarde alguns segundos até que o Windows o detecte e instale os drivers necessários. Você deve ouvir um som e ver uma notificação de que seu dispositivo está pronto para uso.



  • Execute o instalador do driver ScpToolkit no menu Iniciar ou na pasta ScpToolkit. Você verá uma janela que mostrará todos os dispositivos compatíveis com o ScpToolkit.



  • Selecione seu dongle Bluetooth na lista marcando sua caixa. Certifique-se de selecionar o tipo de dispositivo correto (Generic Bluetooth 2.0+EDR Dongle ou Generic Bluetooth 3.0+HS Dongle) para o seu dongle.



  • Selecione seu controlador na lista marcando sua caixa.Você também pode selecionar vários controladores se tiver mais de um disponível. Certifique-se de selecionar o tipo de dispositivo correto (DualShock 3 ou DualShock 4) para cada controlador.



  • Clique no botão Instalar e aguarde a conclusão do processo. Você deve ver uma mensagem que diz "Serviço SCP DSx iniciado com sucesso".



  • Clique no botão Concluir e feche a janela.



  • Pressione e segure o botão PS no seu controle até que ele pisque rapidamente. Isso colocará seu controlador no modo de emparelhamento.



  • Aguarde alguns segundos até que seu controlador esteja emparelhado com seu dongle Bluetooth. Você deve ouvir um som e ver uma notificação de que seu dispositivo está pronto para uso.



Parabéns, você conectou com sucesso seu controlador via dongle Bluetooth. Agora você pode usá-lo como um controle do Xbox 360 no seu PC. Você pode testá-lo executando qualquer jogo ou software compatível com os controladores do Xbox 360 ou usando o ScpToolkit Settings Manager ou o Profile Manager para personalizar as configurações do seu controlador.


Solução de problemas comuns




Às vezes, você pode encontrar alguns problemas ou problemas ao conectar ou usar seus controladores Sony com o ScpToolkit. Aqui estão alguns dos problemas comuns e suas possíveis soluções:



EmitirSolução


Seu controlador não é detectado pelo Windows ou ScpToolkitVerifique se o seu controlador está conectado corretamente via cabo USB ou dongle Bluetooth. Tente usar um cabo ou dongle diferente, se possível. Certifique-se de ter instalado todos os pré-requisitos e drivers para o ScpToolkit. Tente executar o ScpToolkit Driver Installer novamente e reinstalar os drivers para seus dispositivos. Tente reiniciar o sistema ou desconectar e reconectar seus dispositivos.


Seu controlador foi detectado, mas não está funcionando corretamenteCertifique-se de ter selecionado o tipo de dispositivo correto (DualShock 3 ou DualShock 4) para o seu controlador no ScpToolkit Driver Installer. Certifique-se de ter ignorado todos os slots XInput ocupados no ScpToolkit Settings Manager se tiver mais de um controlador conectado.Certifique-se de ter desconectado totalmente o dispositivo controlador do Xbox 360 virtual no Gerenciador de configurações do ScpToolkit se quiser usar o controlador com outro software. Tente usar o ScpToolkit Profile Manager para ajustar as configurações do controlador ou criar um perfil personalizado. Tente usar o ScpMonitor para verificar o status do controlador ou forçar a desconexão e reconexão.


Seu controlador está funcionando, mas não mostra o nível correto da bateria ou a cor do LEDEsta é uma limitação conhecida do ScpToolkit que ainda não foi corrigida. Você pode tentar usar algum software de terceiros, como DS4Windows ou InputMapper, para alterar o nível da bateria ou a cor do LED do seu controlador. No entanto, isso pode causar alguns conflitos ou problemas com o ScpToolkit, portanto, use-o por sua conta e risco.


Seu dongle Bluetooth não está funcionando ou está causando problemas com outros dispositivos ou software BluetoothEste é um problema comum que ocorre quando você usa um dongle Bluetooth com o ScpToolkit. Como mencionado anteriormente, depois de usar um dongle Bluetooth com o ScpToolkit, ele será dedicado apenas ao ScpToolkit e você não poderá usá-lo com outros dispositivos ou software Bluetooth. A única maneira de corrigir isso é desinstalar o ScpToolkit e seus drivers do sistema e reinstalar os drivers originais do dongle Bluetooth. Você também pode tentar usar um dongle Bluetooth diferente que não seja usado pelo ScpToolkit.


Se nenhuma dessas soluções funcionar para você, tente procurar mais ajuda online ou entrar em contato com os desenvolvedores ou a comunidade do ScpToolkit no GitHub ou Discord. Você também pode relatar quaisquer bugs ou problemas que encontrar no rastreador de problemas do GitHub.


Como personalizar as configurações do seu controlador com o ScpToolkit




Um dos benefícios de usar o ScpToolkit é que você pode personalizar as configurações do controlador para atender às suas preferências e necessidades. Você pode usar o ScpToolkit Settings Manager, o ScpToolkit Profile Manager e o ScpMonitor para fazer isso. Vamos ver como cada uma dessas ferramentas funciona e o que você pode fazer com elas.


Usando o gerenciador de configurações do ScpToolkit




O ScpToolkit Settings Manager é uma ferramenta que permite definir algumas configurações globais para o ScpToolkit e seus componentes. Você pode acessá-lo no menu Iniciar ou na pasta ScpToolkit. Você verá uma janela com várias guias, como Configurações de serviço, Instalador de driver, Dispositivo de barramento, Configurações de Bluetooth, Configurações de XInput e Depuração.


Algumas das configurações que você pode alterar com esta ferramenta são:


  • Configurações do serviço: você pode iniciar, parar, reiniciar ou desinstalar o serviço SCP DSx que é executado em segundo plano e lida com a comunicação entre seus dispositivos e o ScpToolkit. Você também pode habilitar ou desabilitar atualizações automáticas para ScpToolkit.



  • Instalador de driver: você pode instalar ou desinstalar os drivers para seus dispositivos compatíveis com o ScpToolkit. Você também pode forçar a substituição dos drivers existentes se estiverem corrompidos ou desatualizados.



  • Dispositivo de barramento: você pode habilitar ou desabilitar o dispositivo controlador virtual do Xbox 360 criado pelo ScpToolkit para cada um dos seus controladores. Você também pode pular quaisquer slots XInput ocupados se tiver mais de um controlador conectado.



  • Configurações de Bluetooth: você pode ativar ou desativar o suporte a Bluetooth para seus controladores. Você também pode escolher qual endereço de host Bluetooth usar para emparelhar seus controladores.



  • Configurações XInput: você pode ativar ou desativar o wrapper XInput que emula a API do controlador Xbox 360 para seus controladores. Você também pode escolher qual versão do XInput usar (1.3 ou 1.4).



  • Depuração: você pode habilitar ou desabilitar o tratamento de erros e os recursos de log do ScpToolkit. Você também pode exibir ou limpar os arquivos de log gerados pelo ScpToolkit.



Usando o Gerenciador de Perfis ScpToolkit




O ScpToolkit Profile Manager é uma ferramenta que permite criar e gerenciar perfis personalizados para cada um de seus controladores. Um perfil é um conjunto de configurações que define como seu controlador se comporta e responde às suas entradas. Você pode acessá-lo no menu Iniciar ou na pasta ScpToolkit.Você verá uma janela com dois painéis: um para selecionar seu controlador e perfil e outro para editar as configurações do seu perfil.


Algumas das configurações que você pode alterar com esta ferramenta são:


  • Geral: você pode nomear seu perfil e escolher a qual tipo de controlador (DualShock 3 ou DualShock 4) ele se aplica.



  • Configuração do eixo: você pode ajustar a sensibilidade, zona morta, zona anti-morta, linearização e inversão de cada eixo (manípulo esquerdo X/Y, manípulo direito X/Y, gatilho esquerdo, gatilho direito) no seu controlador.



  • Configuração de botão: você pode mapear cada botão (A, B, X, Y, LB, RB, Voltar, Iniciar, Guia, LS, RS) em seu controlador para qualquer tecla do teclado ou botão do mouse. Você também pode ativar ou desativar o modo turbo para cada botão.



  • Configuração do LED: Você pode alterar a cor e o brilho do LED no seu controlador. Você também pode escolher se deseja usar o LED como indicador de bateria ou de player.



  • Configuração Rumble: Você pode ajustar a intensidade e a duração dos motores rumble em seu controlador. Você também pode escolher se deseja usar o rumble como um feedback ou uma notificação.



Depois de alterar as configurações do seu perfil, você precisa salvar seu perfil e aplicá-lo ao seu controlador. Você também pode carregar ou excluir qualquer perfil existente que tenha criado anteriormente. Você pode ter vários perfis para diferentes jogos ou propósitos e alternar entre eles facilmente.


Usando o ScpMonitor para verificar o status do controlador




O ScpMonitor é uma ferramenta que permite verificar o status e as informações dos seus controladores que estão conectados via ScpToolkit. Você pode acessá-lo no menu Iniciar ou na pasta ScpToolkit. Você verá uma janela com um ícone na bandeja do sistema e um menu pop-up. Você também pode ver um balão de notificação que mostra o nível da bateria do seu controlador quando você passa o mouse sobre o ícone da bandeja do sistema.


Algumas das informações que você pode ver com esta ferramenta são:


  • ID do controlador: o número do slot XInput atribuído ao seu controlador pelo ScpToolkit.



  • Tipo de controlador: o tipo de dispositivo (DualShock 3 ou DualShock 4) do seu controlador.



  • Tipo de conexão: o tipo de conexão (USB ou Bluetooth) do seu controlador.



  • Nível da bateria: o nível da bateria (em porcentagem) do seu controlador.



  • Endereço MAC: O endereço MAC (em hexadecimal) do seu controlador.



  • Endereço do host: O endereço do host (em hexadecimal) do seu dongle Bluetooth que está emparelhado com o seu controlador.



Algumas das ações que você pode fazer com esta ferramenta são:


  • Forçar desconexão: Você pode forçar a desconexão de seu controlador do ScpToolkit clicando com o botão direito do mouse no ícone da bandeja do sistema e selecionando Forçar desconexão. Isso interromperá o serviço SCP DSx e desconectará o dispositivo do controlador Xbox 360 virtual do seu controlador. Você pode reconectar seu controlador reiniciando o SCP DSx Service ou conectando e desconectando seu controlador.



  • Forçar reconexão: você pode forçar a reconexão de seu controlador ao ScpToolkit clicando com o botão direito do mouse no ícone da bandeja do sistema e selecionando Forçar reconexão. Isso reiniciará o SCP DSx Service e conectará novamente o dispositivo do controlador Xbox 360 virtual ao seu controlador. Isso pode ajudar se o seu controlador não estiver funcionando corretamente ou tiver perdido a conexão.



  • Sair: Você pode sair do ScpMonitor clicando com o botão direito do mouse no ícone da bandeja do sistema e selecionando Sair. Isso fechará a janela e removerá o ícone da bandeja do sistema. Isso não afetará o SCP DSx Service ou seus controladores, a menos que você tenha ativado a opção de interromper o serviço ao sair do ScpToolkit Settings Manager.



Conclusão e perguntas frequentes




Neste artigo, mostramos como usar o ScpToolkit para conectar seus controladores Sony ao seu PC com Windows via USB ou Bluetooth e como personalizar as configurações do controlador com o ScpToolkit. Esperamos que este guia tenha sido útil e informativo para você e que você tenha gostado de usar seus controladores Sony em seu PC.


Se você tiver alguma dúvida ou dúvida sobre o ScpToolkit, confira algumas dessas perguntas frequentes e suas respostas:



PerguntaResponder


O ScpToolkit é seguro de usar?O uso do ScpToolkit é seguro, desde que você o baixe de seu repositório oficial do GitHub ou da página do SourceForge e siga as instruções cuidadosamente. No entanto, como acontece com qualquer software de terceiros, sempre há o risco de problemas de compatibilidade, problemas de desempenho, problemas de estabilidade ou infecção por malware. Portanto, você deve sempre fazer backup de seu sistema e dados antes de instalar o ScpToolkit e usá-lo por sua conta e risco.


O uso do ScpToolkit é legal?O uso do ScpToolkit é legal, pois não viola nenhuma lei ou termos de serviço. É um projeto de código aberto licenciado sob a GNU General Public License v3.0, o que significa que qualquer pessoa pode usar, modificar, distribuir ou contribuir livremente. No entanto, alguns jogos ou software podem não permitir o uso de controladores ou software de terceiros, portanto, você deve verificar suas políticas antes de usar o ScpToolkit com eles.


Como faço para desinstalar o Sc pToolkit do meu sistema?Para desinstalar o ScpToolkit do seu sistema, você precisa executar o arquivo ScpToolkit Setup.exe que você usou para instalá-lo. Você verá uma tela de boas-vindas que lhe dará a opção de desinstalar o ScpToolkit e seus componentes. Você precisa selecionar os componentes que deseja desinstalar, como o instalador do driver, o gerenciador de configurações, o gerenciador de perfis ou o monitor. Você também precisa selecionar os dispositivos e drivers que deseja remover, como seus controladores e seu dongle Bluetooth. Depois disso, você precisa clicar no botão Desinstalar e aguardar a conclusão do processo. Pode ser necessário reiniciar o sistema após esta etapa.


Como atualizo o ScpToolkit para a versão mais recente?Para atualizar o ScpToolkit para a versão mais recente, você pode usar o recurso de atualização automática incluído no ScpToolkit. Você pode habilitar ou desabilitar esse recurso no ScpToolkit Settings Manager em Service Settings. Se você ativar esse recurso, o ScpToolkit verificará se há atualizações toda vez que você iniciar o sistema ou executar o ScpToolkit.Se houver uma nova versão disponível, você verá uma notificação solicitando o download e a instalação. Você também pode verificar manualmente as atualizações clicando no botão Verificar atualizações no Gerenciador de configurações do ScpToolkit.


Como faço para entrar em contato com os desenvolvedores ou com a comunidade do ScpToolkit?Se você deseja entrar em contato com os desenvolvedores ou a comunidade do ScpToolkit, pode visitar o repositório GitHub ou o servidor Discord. Você também pode segui-los no Twitter ou YouTube para notícias e atualizações. Você pode encontrar todos os links e informações em seu site oficial.


0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page